quarta-feira, 19 de maio de 2010

Hipertexto

Hipertexto é um termo utilizado para textos em formato digital, o mesmo significa um conjunto de textos interligados e que aglomeram outras informações que são acessadas através de links destacados no corpo do texto, dando oportunidade de navegar por outros caminhos para oferecer maiores informações sobre o texto principal. Além dos links aparecem no texto (e que também podem ser acessados), imagens, ícones e desenhos como se fossem ramificações de informações dentro do texto, possibilitando uma gama de acessibilidade ao assunto em questão e facilitando assim o trabalho de estudo ou pesquisa de um determinado assunto.
Para navegar sobre um hipertexto é muito interessante, pois o mesmo me proporciona, sem perda de tempo, vários caminhos, nos quais acesso os links ou imagens e adquiro informações complementares sobre o tema pesquisado. A capacidade desse ambiente de aprendizagem é muito rica e nos possibilita conhecer coisas novas e isso é fascinante, pois os recursos disponíveis são atraentes e as tecnologias é uma forma rápida de adquirirmos conhecimentos novos e enriquecer nossas práticas.
Navegando na internet para apropriação do tema hipertexto percebi que o mesmo é um assunto bem discutido e que vem sendo trabalhado pelas escolas com crianças e jovens, indo ao encontro de teorias pedagógicas e propiciando a interatividade e construção de saberes para os educando.

3 comentários:

  1. Elisete, realmente é fascinante o acesso à tecnologia e este navegar de link em link nos faz refletir sobre nossas práticas pedagógicas.
    A interatividade nos alimenta e proporciona além de saberes para os educandos um GRANDE APRENDIZADO PARA A VIDA.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Elisete, navegar sobre um hipertexto é fascinante. Porém percebo que essa dinâmica de leitura, que nos permite deslocar de um documento para outro, exige muito mais atenção do leitor, para que não se perca em um labirinto de informações. É necessário que se mantenha o foco da pesquisa para não correr o risco de se desviar da mesma, diante das inúmeras e atrativas opções que se apresentam. E estar constantemente atento ao ambiente, lendo os menus e links das páginas, que orientam a localização das diferentes informações e suas finalidades. Portanto, atenção ao navegar é preciso.

    ResponderExcluir
  3. Elisete, trabalhar com hipertexto na construção de novos conhecimentos é importantíssimo e com certeza despertará aos educandos mais curiosidade em relaçao à aprendizagem.
    Beijos...

    ResponderExcluir