quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Conceituando Currículo e sua Interação com as Tecnologias


Os sistemas de ensino ao organizarem seus currículos vincula-se às diretrizes que os orientem e lhes possibilitam a definição de conteúdos conforme a base nacional comum e parte diversificada do currículo como estabelece o Artigo 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394, de 20 de dezembro de 1996: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”.
Para que seja cumprido com as orientações e normas vigentes é necessário que os sistemas de ensino tenham um olhar de perto das escolas, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas e fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu retorno e sua organização interna. Pois currículo abrange todo o fazer pedagógico que acontece dentro das escolas e sabemos que reorientar o currículo é buscar práticas mais conseqüentes com a garantia do direito à educação com qualidade, visando assim um ensino satisfatório incluindo em seu currículo as experiências pessoais dos alunos e os fatos relevantes da atualidade, lembrando que educação escolar não pode estar desvinculada do mundo do trabalho e nem da prática social.
A prática social pressupõe formação para a cidadania, o que significa que as tecnologias devem ser incluídas ao currículo escolar e utilizadas também para a democratização dos processos sociais, integrando a escola e a comunidade de tal forma que a educação possa mobilizar a sociedade, pois as tecnologias educacionais apresentam-se como mais um recurso oferecido para a formação do educando, tornando os cidadãos autônomos e conscientes
A educação é em todas as suas dimensões um grande desafio e incluir cada dia mais a mídia nas atividades escolares é um desafio digamos prazeroso e que desperta maior interesse dos alunos e melhora seus desempenhos escolares, pois quanto mais as tecnologias lhes tornarem familiar, mais aptos se sentirão para lidar com os novos modos de aprender que elas proporcionam.

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